sábado , Fevereiro 17 2018
Home / Manutenção / Como instalar mangueira de gás no fogão

Como instalar mangueira de gás no fogão

Lidar com o gás é algo que muitas pessoas têm medo e por isso mesmo não é incomum ver peças, como a mangueira de gás, desgastadas nos fogões.

Potencialmente perigoso, entretanto, postergar a instalação ou troca da mangueira é um grave erro que você não deve cometer a fim de manter sua casa mais segura.

Quer saber como é possível instalar mangueira de gás para dar adeus aos riscos e manter seu gás livre de vazamentos? Você com certeza está no lugar certo então!

Confira ao longo deste conteúdo algumas importantes informações sobre o assunto e tire suas dúvidas para ficar longe dos riscos. Acompanhe:

A mangueira de gás no fogão

Instalar o gás não é algo tão complexo como algumas pessoas podem pensar, porém é essencial contar com bons acessórios para que tudo transcorra bem.

A válvula e a mangueira são os acessórios que justamente requerem maior atenção. Se as suas condições não forem perfeitas e ideais, dificilmente será possível que a instalação obtenha qualquer tipo de sucesso.

Para ajudar você na hora de instalar mangueira de gás vale algumas dicas como, entre elas, atentar para o fato de que esses materiais e acessórios possuem data de validade que deve ser rigorosamente seguida.

O período máximo de uso a ser respeitado é de 5 anos, passado este tempo é de extrema importância que seja feita a troca para que o mecanismo continue livre de riscos de vazamentos entre outros.

Outros cuidados importantes na hora de instalar mangueira de gás

Vale dizer ainda que a mangueira de gás pode ser tanto de metal quanto de plástico, o importante mesmo é que ela esteja livre de emendas e que não fique completamente esticada a fim não ceder também.

Além dos cuidados com a mangueira, é importante ainda checar se o próprio regulador possui certificação do Inmetro, pois no caso da falta deste certificado, a qualidade da peça passa a ser questionável, bem como sua procedência. O mesmo cuidado deve ser observado com a válvula de gás.

Para instalar a mangueira de gás é importante retirar a antiga e encaixar a nova no mesmo espaço. Esse encaixe é justamente no bico por onde o gás entra no fogão e na outra ponta ligada diretamente ao gás.

A braçadeira é indispensável para finalizar a instalação da mangueira de gás.

Deu certo? Existem vazamentos?

Mesmo que tudo tenha transcorrido bem, é comum que a pessoa fique em dúvida se a troca realmente deu certo ou não e para tanto é inquestionável a realização de alguns testes simples que têm como finalidade evitar que os vazamentos ganhem proporções preocupantes e que possam levar a tragédias.

Depois de instalar a mangueira de gás, portanto, lembre-se de pegar um pouco de espuma e passar dos dois lados a fim de checar se a braçadeira realmente está prendendo esta passagem.

Quando há vazamentos é possível ver a espuma se movimentando alertando do perigo e possibilitando que sejam feitos reajustes.

Que tal contratar um técnico?

Depois de conferir todo este artigo é provável que você tenha concluído que a troca ou instalação da mangueira de gás não é algo tão complexo como você poderia ter imaginado.

Ainda assim, você pode preferir contratar um especialista para realizar esta troca para não correr riscos e ter uma instalação minuciosamente correta e livre de riscos, coisas que apenas um profissional é capaz de garantir, não é mesmo?

A boa notícia é que a Top Service trabalha com este tipo de serviço. Aproveite para saber mais e faça a troca da mangueira de gás ser algo mais simples e seguro na sua casa!

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *